Instituto do Programa de Auxílio e Integração Social - PAIS

Missão da Organização
O INSTITUTO DO PROGRAMA DE AUXÍLIO E INTEGRAÇÃO SOCIAL, designado como PAIS, fundado em 10 de fevereiro de 2008, com sede e foro na cidade de São Pedro, Estado de São Paulo, na Rua Ernesto Augusto Paschoaloto, 55 – Horto Florestal – São Pedro –SP, CEP: 13520-000, tem por finalidade atender os membros da comunidade são-pedrense, sem distinção de credo político ou religioso, cor ou raça, proporcionando assistência social, cultural, educacional e recreativa.Para a promoção do desenvolvimento humano, social e sustentável, alicerçados na participação dos cidadãos e de suas comunidades, no empoderando ao participarem das decisões, de forma a contribuir no capital humano e social.

Casa de Acolhimento
Acreditamos que o respeito à história e o direito à verdade são a base para o trabalho com crianças e adolescentes que vivem em casas de acolhimento institucional. Tão ou mais importante do que matriculá-los na escola e na capoeira, levá-los ao médico ou para passear, é poder lhes dizer por que estão abrigados, e qual a relação que poderão ter com sua família (ou substitutos) a partir daquele momento.

É se interessar por suas recordações, saudades e hábitos, conferindo a estes valores e propiciando à criança ou ao adolescente um espaço de acolhimento verdadeiro. A tarefa de abrigar crianças e adolescentes pode ser complexa, mas o caminho para fazê-la com qualidade talvez seja mais simples do que podemos supor. Trata-se de planejar o cotidiano, criar ações e intervenções institucionais com olhar delicado, humano e cuidadoso sobre cada um deles.

Para isso, é preciso resgatar o interesse genuíno pelo outro e, sobretudo, o respeito por aquilo que ele nos traz de diferente. Sendo acolhidos dessa maneira, a criança e o adolescente da Casa de Acolhimento podem criar ou recuperar sua confiança no mundo e em si mesma, tornando-se autores de uma história na qual a violência e o abandono perdem seu lugar para projetos de vida apoiados em vínculos seguros e saudáveis.

Justificativa
O acolhimento Institucional estabelecido pelo ECA tem por objetivo executar medida de proteção de acolhimento, garantindo direitos fundamentais a crianças e adolescentes, priorizando investimento na revinculação familiar e transitoriedade da medida, segundo os preceitos do Estatuto da Criança e Adolescente (Lei Federal 8069/90)
É a partir da concretização de direitos e da construção de um processo socioeducativo, que se objetiva a melhoria de vida desta população, favorecendo o desenvolvimento pessoal e social, tendo em vista o resgate da cidadania e a conquista da autonomia dos acolhidos, bem como o retorno familiar, sempre que possível.

Justifica-se a implantação deste Projeto, pela necessidade de melhoria no atendimento na casa de acolhimento e na rede de atendimento, contando com a prioridade nos atendimentos, visto que este já é o ultimo recurso a crianças e adolescentes em situação de rua, órfãos, abandonados ou afastados da família por determinação judicial.

desenvolvido por: cliquemagico